Definição:
É uma ferramenta que, usando a tecnologia, usando a tecnologia da informação (TI) possibilita a empresa gerenciar a cadeia de Suprimentos com maior eficacia e eficiência.
Funções:
Inclui planejar, organizar e otimizar as atividades da cadeia de suprimentos assim como outra areas funcionais, o SCM utiliza sistema de informação, o objetivo do sistema é reduzir o atrito ao longo da cadeia de suprimentos.
Tarefas realizadas:
- Reduzir os custos das transações comerciais de rotina
- Melhorar a qualidade de fluxo de informações, reduzindo ou eliminando erros.
- Reduzir o tempo do ciclo envolvido na realização de transações comerciais
- Eliminar o processamento em papel e as ineficiências e custos associados
- Facilitar a transferencia e o processamento de transações para o usuário.
Técnologia de Suporte ao SCM
EDI - Intercambio eletrônico de dados é um padrão de comunicação que permite os parceiros comerciais troquem documentos de rotina, como ordens de compra eletronicamente, podendo formatar esses documentos de acordo com padrões combinados.
EXTRANET - Promove a colaboração entre parceiros comerciais, uma extranet é aberta a fornecedores, clientes e outros parceiros comerciais selecionados pela empresa.
INTRANET - Promove a integração interna da empresa, que somente colaboradores tem acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário