Definições: O comércio eletrônico engloba o processo on-line inteiro de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, atendimento e pagamento por produtos e serviços comprados por companhias virtuais de clientes conectadas à rede, com o apoio de uma rede mundial de parceiros comerciais. O comércio eletrônico pode incluir:
• Processos de marketing interativo, pedidos e pagamento na Rede Mundial
de Computadores
• Acesso por extranet a bancos de dados de estoque pelos clientes e
fornecedores
• Acesso por intranet a cadastros de clientes por representantes de vendas e
atendimento ao consumidor
• Envolvimento no desenvolvimento de produtos via grupos de notícias na
Internet e trocas de e-mail.
Tipos de E- Commerce:
E-commerce de empresa-a-empresa (B2B)
E-commerce de consumidor-a-consumidor (C2C)
Processos de Gerenciamento
Os processos de e-commerce devem estabelecer confiança mútua e acesso
seguro entre as partes numa transação de e-commerce.
Perfilando e Personalizando:
Os processos de criação de perfis recolhem dados sobre um indivíduo, seu comportamento e suas escolhas no website e criam perfis eletrônicos de suas características e preferências. Os perfis de usuários são desenvolvidos utilizando ferramentas de criação de perfis como o registro do usuário, os arquivos de cookies, os softwares de acompanhamento do comportamento no website, e o feedback do usuário.
Gerenciamento de Busca:
Processos de busca eficientes e eficazes propiciam uma capacidade superior de e-commerce ao website que auxilia os clientes a encontrarem o produto ou serviço específico que desejam examinar ou comprar.
Gerenciamento de Conteúdo e Catálogo:
O software de gerenciamento de conteúdo auxilia as empresas de e-commerce a desenvolver, criar, entregar, atualizar e arquivar dados de texto e informações de multimídia em websites de e-commerce. Comumente o conteúdo de e-commerce assume a forma de catálogos multimídia de informação do produto. Criar e controlar o conteúdo do catálogo é um
importante subconjunto do gerenciamento de conteúdo. O gerenciamento de catálogo e conteúdo pode ser ampliado para incluir processos de configuração de produto que apóiam o auto-serviço de clientes on-line e a personalização em massa dos produtos de uma empresa.
Administração do Fluxo de Trabalho (Workflow):
Os sistemas de fluxo de trabalho de e-business ajudam os funcionários a
colaborarem eletronicamente para realizar tarefas estruturadas de trabalho,
existentes nos processos de negócios que dependem de conhecimentos. O
controle do fluxo de trabalho em e-business e em e-commerce depende de
uma rotina de software de fluxo de trabalho que contém modelos de software
dos processos de negócios a serem realizados. O modelo de fluxo de trabalho
representa os conjuntos predefinidos de regras de negócios, os papéis dos
acionistas, os requisitos de autorização, as alternativas de rumos, os bancos de
dados utilizados e a seqüência de tarefas necessárias para cada processo de
e-commerce.
Notificação do Evento:
A maioria das aplicações de e-commerce é formada por sistemas dirigidos ao
evento que respondem a uma grande variedade de eventos. Os processos de
notificação de evento desempenham um importante papel nos sistemas de ecommerce, uma vez que clientes, fornecedores, funcionários e outros parceiros
de negócios da empresa devem ser notificados sobre todos os eventos que
possam afetar sua situação numa transação.
Colaboração e comércio:
Essa categoria dos processos de e-commerce abrange aqueles que apóiam os
arranjos de colaboração e os serviços de comércio de que os clientes,
fornecedores e outros parceiros de negócios da empresa precisam para efetuar
transações de e-commerce.
Processos de Pagamentos;
O pagamento pelos produtos e serviços comprados é uma etapa óbvia e vital no processo de transações de comércio eletrônico.
• A natureza eletrônica quase anônima das transações que ocorrem entre os
sistemas de computadores em rede de compradores e vendedores e as
questões de segurança envolvidas.
• O processo de pagamento no comércio eletrônico é complexo devido à
ampla variedade de alternativas de débito e crédito e instituições financeiras
e intermediários que podem participar do processo.
• Um grande número de sistemas eletrônicos de pagamento surgiram.
Novos sistemas de pagamento estão sendo desenvolvidos e testados para
atender aos desafios técnicos e de segurança do e-commerce na Internet.
Métodos de Segurança;
Quando você faz uma compra on-line na Internet, as informações de seu cartão
de crédito ficam vulneráveis a interceptação por farejadores da rede, ou seja,
softwares que facilmente reconhecem formatos de números de cartão de
crédito. Diversas medidas básicas de segurança estão sendo adotadas para
solucionar este problema de segurança. Elas incluem:
• Criptografar (codificar e misturar) os dados que passam entre o cliente e o
comerciante
• Criptografar os dados que passam entre o cliente e a empresa que autoriza
a transação do cartão de crédito
• Tomar off-line as informações confidenciais.
Métodos de segurança desenvolvidos incluem:
• Camada de Suporte Seguro (SSL, ou Secure Socket Layer) – que
automaticamente criptografa dados que passam entre o seu navegador e
um servidor do comerciante.
• Carteira Digital – você acrescenta módulos de segurança de tipo add-on
ao seu navegador de rede. Isto permite que seu navegador criptografe os
dados de seu cartão de crédito de tal forma que apenas o banco que
autoriza as transações com cartão de crédito para o comerciante consiga
visualizá-los.
• Transação Eletrônica Segura (SET, ou Secure Electronic Transaction) –
um software criptografa um envelope digital de certificados digitais
especificando os detalhes de pagamento para cada transação. Espera-se
que o SET se torne o padrão dominante para pagamentos eletrônicos
seguros na Internet.
Tendências do e-commerce:
• O e-commerce B2C transformou-se da mera oferta de informações
multimídia da companhia (brochureware), à oferta de serviços de ecommerce em sites de lojas na web com catálogos eletrônicos e vendas online.
• Capacidades de marketing interativo têm sido adicionadas para dar suporte
a uma experiência personalizada de e-commerce, e uma loja inteiramente
integrada à web dá suporte completo às muitas experiências de compras de
clientes.
• O e-commerce B2C está se transformando num modelo de auto-serviço no
qual os clientes configuram e personalizam os produtos e serviços que
desejam comprar.
• O e-commerce B2B começou com o apoio do website de auto-serviço do
cliente de negócios e está se transformando em sistemas de abastecimento
por extranets e intranets.
• Os participantes do e-commerce B2B foram os primeiros usuários de
extranets a conectar-se com parceiros de comércio e, agora, em grande
maioria se encaminham ao uso de portais de e-commerce que oferecem
mercados de leilões e de trocas para clientes de negócios de um ou de
diversos setores.
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